Operação mira grupo criminoso acusado de contrabando com ajuda de servidores públicos na fronteira de MS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foi deflagrada nesta terça-feira (23), a Operação Aliança II, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa investigada pela prática dos crimes de contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro. A ação é realizada pela PF (Policia Federal) na fronteira do Paraná e de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

Segundo as informações divulgadas, a operação é um desdobramento das investigações da primeira fase da operação, deflagrada no início de 2026. Na ocasião, cinco policiais militares foram presos por envolvimento em um esquema de contrabando na região Noroeste do Paraná.

Nesta segunda fase, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão preventiva, além de medidas de sequestro e bloqueio de bens dos investigados. Todas foram expedidas pela Justiça Federal em Guaíra.

As investigações apontam que o grupo atuava na internalização irregular de mercadorias pela fronteira brasileira com a ajuda de agentes públicos e uma rede de freteiros e de motoristas responsáveis pelo transporte das cargas ilícitas.

As diligências são realizadas em municípios dos estados do Paraná, de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Até o momento, foram realizados dois flagrantes de contrabando e descaminho e de posse ilegal de arma de fogo, nas cidades de Umuarama/PR e de São Paulo/SP.

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *