Fenômeno mantém frio intenso nesta quinta-feira (25), com mínimas próximas de 0°C e alerta para impacto na agropecuária, segundo o Cemtec-MS
Uma massa de ar polar mantém as temperaturas em queda em Mato Grosso do Sul e deve intensificar o frio ao longo da quinta-feira (25), com registros próximos de 0°C e ocorrência de geadas em diferentes regiões do Estado.
A previsão é do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que aponta a atuação do sistema após a passagem de uma frente fria.
Na madrugada desta quarta-feira, a estação meteorológica de Amambai registrou mínima de 0,9°C. Também houve registro de geada em municípios do Sul e Sudoeste, como Iguatemi, onde o céu permaneceu sem nuvens, favorecendo a queda mais acentuada das temperaturas.
A massa de ar polar avança sobre o Estado em uma faixa que vai de Corumbá a Naviraí, atingindo também regiões do Centro, Norte e Sudeste. Em áreas com ausência de nebulosidade, o frio é mais intenso e há maior risco de formação de geada.
Diante do cenário, a Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) emitiu nota técnica com orientações aos pecuaristas para prevenção de perdas no rebanho por hipotermia. A recomendação inclui monitoramento e comunicação de eventuais ocorrências.
A previsão indica que o frio deve persistir nas próximas 48 horas, com elevação gradual das temperaturas a partir de sexta-feira (26). No fim de semana, as máximas podem voltar a ultrapassar os 30°C em algumas regiões do Estado.
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram