Home / Cotidiano / Tremor de terra é registrado na costa do Nordeste
IStock

Tremor de terra é registrado na costa do Nordeste

Em um curto período, e em áreas próximas do Nordeste do Brasil foram registrados dois terremotos, o que tem chamado a atenção de especialistas. Um deles ocorreu no o Sertão Central do Ceará, na pequena cidade de Quixeramobim, no dia 26 de julho e, no último domingo (4 de agosto) foi a vez de uma atividade sísmica atuar no oceano Atlântico, com epicentro a 163 quilômetros do arquipélago de São Pedro e São Paulo – costa do Rio Grande do Norte.

O conjunto de dez ilhotas fica localizado a 972 quilômetros de Natal (RN). Por ter ocorrido próximo ao Nordeste, a possibilidade de um tsunami atingir a região ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter de hoje. Entretanto, especialistas consultados pelo UOL descartaram o risco deste evento.

O epicentro do tremor ocorrido ontem está a 738 quilômetros da ilha de Fernando de Noronha, a 1.100 quilômetros do município de São Miguel do Gostoso (RN), a 1.111 quilômetros de Natal (RN) e a 1.295 quilômetros de Fortaleza (CE).

Segundo o LabSis (Laboratório Sismológico) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, esse tipo de terremoto não gera tsunami porque não houve movimento vertical das placas e a magnitude também não tem potencial.

Magnitude de 3.2 deixa em alerta a Defesa Civil de cidade no CE

Pega de surpresa, a prefeitura de Quixeramobim, município de 75 mil habitantes, emitiu um alerta pela Defesa Civil, confirmando horas depois o evento de 3.2 na Escala Richter e também tranquilizando a população local.

Moradores relataram a movimentação de objetos dentro das casas, além do estrondo causado pelo tremor de terra. Até agora, não há registros de feridos ou desabamentos ocasionados pelo tremor de terra.

O abalo sísmico foi sentido em pelo menos sete localidades próximas, segundo dados do LabSis. São elas: Fogareiro, São Joaquim, Agrovila de Passagem, Carnaubinha, Veneza do distrito de Manituba, Poço Cercado do distrito de Damião Carneiro e povoado de Pau Ferro. (Danilo Galvão com informações do Uol)

Veja também

Produção de latéx recebe R$ 6 milhões de investimento

Foi assinado o Termo de Concessão de Incentivos Fiscais que viabiliza a implantação da primeira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *